Legislação
em vigor

Leia na íntegra
É permitido o transporte de animais nos ônibus, desde que observados os locais e os limites máximos de peso e dimensões estipulados para a bagagem no Decreto nº 2.521/98, bem como as disposições legais relativas ao transporte de animais e o devido acondicionamento estabelecidos pela empresa transportadora.

Cuidados necessários

Limpeza e Alimentação
O responsável pelo animal deve ficar atento a limpeza da caixa que o pet estiver sendo transportado. Ela precisa estar forrada com tapete higiênico que absorva as necessidades durante toda a viagem. Nas paradas do ônibus, certifique-se da higiene e também alimentação do seu amiguinho.
Vacinação
A apresentação da carteira de vacinação é obrigatória. É necessário que ele tenha tomado a vacina antirrábica dentro de um período de 30 dias a 1 ano.
Sanidade
É preciso um atestado do médico veterinário emitido até 15 dias que antecede a viagem, alegando que o animal possui sanidade. Se esse prazo for ultrapassado, como em viagens de ida e volta, por exemplo, o responsável deve providenciar outro documento no seu local de destino.
Sedação
É preferível que o animal esteja sedado durante toda a viagem seguindo as recomendações e o receituário do veterinário.
Como transportar o pet corretamente?
Você pode escolher entre:
  • Caixa;
  • Container;
  • Mala flexível.
Todas as opções deverão ser próprias para isso, ou seja, à prova de vazamentos e ter um tamanho que comporte o animal de maneira confortável, permitindo que o mesmo fique de pé, movimente-se livremente fazendo círculos em volta de si, mas que não ultrapasse as seguintes dimensões: 43cm de comprimento X 36cm de largura X 33cm de altura.
Veja outras recomendações:
  • Não será permitido nenhum método que cause sofrimento ou estresse no animal;
  • Ele não poderá sair de sua embalagem de transporte em hipótese alguma;
  • Outros materiais que não sejam apropriados e nem impermeáveis, não serão permitidos no embarque;
  • É necessário que a mala do animal tenha entradas para a circulação de ar;
  • Devem contar com um utensílio que evite uma abertura acidental, tanto de dentro quanto de fora;
  • A viagem só será autorizada se a embalagem estiver limpa, desinfetada e esterilizada para que não haja o risco de contração de doenças;
  • Se algum dos itens acima não forem cumpridos, a Viação Total pode rejeitar o embarque do animal.
Foto com uma mão fazendo carinho no cachorro

Condições para a viagem

Animais domésticos
É permitido o transporte somente de cães e gatos. Outros animais que não forem considerados domésticos não poderão embarcar.
Peso
O animal deve pesar até 5kg para viajar, ou seja, de pequeno porte.
Quantidade
O limite de pets por viagem é 4.
Tarifa
o valor de transporte do animal é metade do da passagem, ou seja, seu amiguinho ganha 50% de desconto para viajar com você.
Poltronas
Só será permitido o transporte se as poltronas forem juntas, um ao lado da outra, deixando a caixa com o animal na da janela para garantir mais isolamento e bem-estar.
Riscos assumidos
Se houver imprevistos ou reclamações de outros passageiros relacionado ao animal, como mau odor e barulho, por exemplo, o responsável deverá interromper sua viagem e continuá-la em outro horário conforme a nossa disponibilidade. Não será cobrado a mais por isso, porém, se a categoria do serviço for superior a que o passageiro comprou, o valor da diferença tarifária deve ser paga. Essa e outras situações é um risco que o responsável pelo pet assume ao embarcar. Gastos eventuais decorrentes do ocorrido, como hospedagem, alimentação e outros, não são de nossa responsabilidade.
Permissão e gratuidade para cão-guia
Em caso de passageiros com deficiência visual e/ou outras condições especiais que necessita de auxílio do cão-guia, seu acompanhante legal previsto na Lei Nº 5.904 de 21/09/2006, viaja de graça junto com seu dono e em poltrona preferencial.
Veja as exigências:
  • O cachorro deve estar devidamente equipado com coleira/arreio;
  • A documentação deve coincidir, ou seja, para viajar com o cão-guia, o passageiro deve ser o dono verdadeiro e realmente necessitar de sua companhia;
  • É preciso solicitar essa condição no momento da compra para nós nos organizarmos e reservarmos a poltrona gratuita junto ao responsável.
Compra de passagens para o pet
Para utilizar esse serviço, a compra das passagens deve ser feita de maneira presencial nas agências físicas ou pelo WhatsApp oficial da empresa:(11) 99241-4101
Foto mulher fazendo carinho no cachorro