Viação Total ganha Prêmio TransportAr de Responsabilidade Ambiental.

14 de março de 2019

A Viação Total ganhou o terceiro lugar do Prêmio TransportAr de Responsabilidade Ambiental, promovido pela Fetronor – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste. A comenda foi entregue na última quarta-feira (13.03), durante a sexta edição do evento que aconteceu em Recife-PE. A premiação é destinada às empresas que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores e cujas frotas foram aprovadas pelo sistema de aferição do Despoluir.

Ao todo, 69 empresas da base da Fetronor nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas participaram da premiação que contemplou os melhores nas categorias Rodoviário/Fretamento e Urbano/Metropolitano do ano de 2018.

A equipe do Despoluir da Fetronor realizou 35.358 aferições veiculares, obtendo um resultado de 99,43% de aprovação da frota de 7.824 ônibus, registrando acréscimo de 3% com relação aos veículos aferidos em 2017. Para o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, os números servem para mostrar mais uma vez o grande interesse das empresas pelo Programa Ambiental do Transporte.

“Chegamos a sexta edição do Prêmio TransportAr com números cada vez melhores. A aprovação de 99,43% da frota é excelente, mostrando o esforço que as empresas estão fazendo para a melhoria da qualidade do ar por meio do Despoluir e o brilhante empenho na contribuição da responsabilidade ambiental”, disse Eudo que também fez questão de agradecer o trabalho da equipe do Despoluir.

“Por outro lado não podemos deixar de enaltecer o grandioso trabalho da nossa equipe do Despoluir, parabéns aos técnicos e coordenadores dos quatros estados da base da Fetronor que mais uma vez não pouparam esforços para aumentar o número de aferições, registrando crescimento de 3% em relação ao ano de 2017″.

    

Desde sua implantação pela CNT/SEST SENAT em 2007, o Programa Ambiental do Transporte incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Por conta disso, Eudo Laranjeiras também anunciou mudanças na avaliação do próximo Prêmio TransportAr.

“Devido ao surgimento de novas ações ambientais por parte das empresas, neste ano ampliaremos os itens de avaliação do Prêmio TransportAr. Além das aferições de opacidade, também vai contar pontos as iniciativas de preservação do meio ambiente que estão acontecendo nas garagens como o reuso da água e no sistema de transporte com campanhas educativas para os passageiros”, revelou.

Despoluir promove a melhoria da qualidade do ar através da redução da emissão de poluentes como CO2 e particulados no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global.

Fonte: Despoluir